Novo exame: Anticorpos Neutralizantes
Atualmente aprovado pela Anvisa, o teste de Anticorpos Neutralizantes foi desenvolvido para qualificar a resposta imune, analisando a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral (conhecida como Spike) ao receptor nas células humanas a proteína ACE2. Atualmente os Anticorpos Totais, IgG e IgM para COVID-19, que são sensíveis para detecção de contato prévio com o vírus, não são específicos para neutralização do vírus, e nem todos indivíduos desenvolvem os anticorpos neutralizantes. Estes anticorpos de inibição viral bloqueiam a ligação entre o RBD (Receptor-Binding Domain) da proteína Spike e ACE2 na célula humana, impedindo a entrada do vírus dentro da célula humana e a sua consequente replicação. Em resumo, este teste revela a qualidade da resposta de defesa contra o Sars-Cov-2, porém seu resultado não permite afirmar por quanto tempo a imunidade – caso tenha sido gerada – permanecerá ativa.
Atualmente este teste é indicado em duas situações: para as pessoas que desejam identificar a presença de anticorpos produzidos contra o SARS-CoV-2 ou após a vacinação.
Diferenças entre os outros testes de anticorpos:
As principais diferenças entre os exames sorológicos já existentes e o teste de Anticorpos Neutralizantes são que: os exames de IgM, IgG e anticorpos totais possuem sensibilidade para detectar se houve contato prévio com o vírus, mas não são específicos para a neutralização do SARS-CoV-2. Já o teste de Anticorpos Neutralizantes são sensíveis e baseados na RBD (Receptor Binding Domain) e proteína Spike dos anticorpos totais (IgA, IgM e IgG) e são mais específicos para a neutralização do vírus.
Contate sua unidade mais próxima e veja a disponibilidade deste novo exame.