Notícias

Fatores que podem alterar os exames laboratoriais

Fatores que podem alterar os exames laboratoriais

Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o exame físico fazem surgir no raciocínio médico. Para que o laboratório clínico possa atender adequadamente a este propósito, é indispensável que além dos critérios pré-analíticos estabelecidos pelos laboratórios para garantir a qualidade final dos exames, também sejam cumpridas rigorosamente as orientações de preparo que antecedem a coleta de alguns exames. Por isso,  antes de realizar os seus exames solicite orientações com o seu médico ou laboratório.

Conheça alguns fatores que podem influenciar/interferir os seus exames laboratoriais:

1 – Posição  - Quando ocorre a mudança rápida da posição supina ou decúbito dorsal (indivíduo deitado de face para cima) para a posição ereta ou em pé, por exemplo, acontece um estresse gravitacional com este movimento repentino fazendo com que ocorra um afluxo de água e algumas substâncias filtráveis contidas nos vasos sanguíneos para outros espaços do nosso corpo. Desta forma as substâncias que permanecem nos vasos sanguíneos estarão com a sua concentração aumentada. Por esta razão dosagens de albumina, colesterol, triglicerídeos, hematócrito, hemoglobina e leucócitos (glóbulos brancos) podem ter seus resultados superestimados.

2 - Jejum - Para realizar alguns exames em laboratório é necessário estar em jejum. Um dos fatores determinantes para a solicitação do jejum é que a maioria dos exames laboratoriais tem os intervalos de referência baseados em estudos em indivíduos com esta condição estabelecida. Um segundo fator determinante é que os estados de uma amostra sanguínea após uma refeição ou ingestão de certos alimentos é apresentar turbidez, ou seja, apresentar alta concentração de gorduras ou triglicerídeos que ainda não foram metabolizados pelo organismo. E um terceiro fator determinante é que o jejum tem um tempo estabelecido. Períodos muito prolongados de jejum também tem forte interferência nos exames laboratoriais.

3 – Hábitos alimentares - O tipo de dieta que você adota no seu dia a dia também pode interferir na avaliação de exames. Uma alimentação rica em gordura pode fazer subir a concentração de triglicerídeos e inviabilizar diversos outros exames, enquanto a ingestão excessiva de alimentos repletos de proteína pode elevar os níveis de amônia, ureia e ácido úrico.

4. Álcool e tabacoA ingestão de bebidas alcoólicas e fumo podem causar variações nos resultados dos exames laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo, seja por interferência analítica in vitro. Mesmo ocorrendo uso esporádico de etanol podem ocorrer alterações significativas e quase imediatas na dosagem de glicose, ácido láctico e triglicerídeos. O tabagismo é causa da elevação da hemoglobina, dos glóbulos brancos e glóbulos vermelhos (hemácias) e no volume corpuscular médio. O efeito inverso ocorre nas dosagens de HDL-Colesterol, onde tem seus valores diminuídos.

5. Prática de atividade físicaSe você é um adepto das caminhadas ou da academia, evite fazer os exercícios antes de coletar amostras para exames de laboratório. Apesar de transitório, o efeito da atividade física em modificar alguns componentes sanguíneos é devido a mobilização de água e outras substâncias em diferentes partes do nosso corpo. O esforço físico pode também causar o aumento da atividade sérica de algumas enzimas de origem muscular, como a creatinoquinase (CK), a aldolase e a aspartato aminotransferase (TGO).

6. Uso de medicamentosQuem utiliza medicamentos regularmente deve ficar atento às alterações nos exames laboratoriais. Os fármacos devem ser protocolados junto com a sua coleta de sangue para evitar mudanças que acabem induzindo o médico a erros na interpretação dos resultados do exame. Essas interferências ocorrem in vivo, quando o medicamento modifica o resultado de um exame, como por exemplo a hiperglicemia causada pelo uso de corticoides ou a elevação da atividade da Creatinoquinase (CK ) pelo uso de estatinas (medicamentos usados para reduzir o colesterol como a Atorvastatina, Rosuvastatina e outros).


Checklist

Vamos agendar seus
exames agora mesmo?

Logo CML
Logo HV
Logo Laboratório Paraí
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!