Notícias

Por que o cortisol é conhecido como hormônio do estresse?

Por que o cortisol é conhecido como hormônio do estresse?
O cortisol é conhecido como hormônio do estresse porque ele prepara o nosso corpo para “fugir ou lutar” em situações de extrema tensão.
Em nosso cérebro, temos um processador emocional chamado Amígdala, que, inicialmente, enviará um “sinal” para o hipotálamo ao perceber uma crise.
Por sua vez, o hipotálamo “sente” o equilíbrio do corpo e, assim, libera a secreção do cortisol em maior quantidade na corrente sanguínea para alterar as funções do organismo.
Só para exemplificar, em conjunto com a adrenalina, ele é responsável por fazer o coração bater mais rápido em situações de perigo, deixando o corpo mais atento.
Na medida em que o estresse é considerado o mal do século 21, os altos níveis de cortisol podem ter efeitos negativos sobre à saúde. 
Por isso, é importante medir os níveis do hormônio em nosso corpo constantemente. 
 Como medir os níveis do hormônio?
Como o cortisol é liberado direto em nossa corrente sanguínea, os exames de sangue são a forma mais comum de medir os níveis do hormônio.
No entanto, também é possível identificar os níveis do hormônio por meio de exame de urina e saliva. 
Vale dizer que os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia, porque estão relacionados com a sensação de prazer e de bem-estar quando acordamos e realizamos uma atividade física, por exemplo.
Por isso, os exames podem ser solicitados em diferentes horários, de acordo com a indicação do médico. Normalmente, os exames são realizados na parte da manhã ou no fim da tarde, quando os níveis de cortisol estão mais elevados.
Dessa forma, os valores do hormônio são apresentados em microgramas e as referências de base são as seguintes: 
Manhã: 5 a 23 mcg/dL;
Final do dia: 3 a 16 mcg/dL.
Se seus níveis estiverem muito altos ou muito baixos, o recomendado é procurar um endocrinologista para identificar as causas e indicar os melhores tratamentos de acordo com a sua necessidade. 

Checklist

Vamos agendar seus
exames agora mesmo?

Logo CML
Logo HV
Logo Laboratório Paraí
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!