Notícias

Exames de rotina para crianças

Exames de rotina para crianças
A manutenção de hábitos saudáveis e um bom acompanhamento médico são essenciais para que possamos envelhecer com saúde. Ainda mais considerando a expectativa de vida do brasileiro que, segundo o IBGE, é de 76,3 anos.
Para chegarmos lá da melhor forma, é necessário investir em uma alimentação saudável, na prática de exercícios físicos e fazer exames de rotina regularmente. E isso não deve ser feito apenas durante a idade adulta, mas sim desde a infância.
Os cuidados com exames de rotina durante a infância podem auxiliar, por exemplo, no diagnóstico precoce de doenças crônicas. Com essas informações, é possível buscar os tratamentos necessários desde cedo. 
Exames de rotina para crianças
1. Exame de urina
Um dos testes mais comuns solicitado pelos pediatras é o exame de urina. Por meio dele, é possível identificar a presença de bactérias, infecções e quantificar se há perda de proteína e desnutrição infantil.
2. Exame parasitológico de fezes
O bolo fecal é de grande ajuda para identificar patologias e infecções. A análise de fezes permite a identificação de parasitas, sangue oculto, e muco anormal, que revelam informações importantes sobre a saúde da criança.
3. Hemograma 
Um dos exames de rotina mais comuns, mas o que pode causar muito estresse entre as crianças e os pais, é o exame de sangue. Apesar da possível dificuldade de coleta, o hemograma é imprescindível para a manutenção da saúde dos pequenos.
É através dele que é possível identificar patologias comuns entre as crianças, como infecções e anemias. Além disso, ele permite a identificação de doenças crônicas já na infância.
4. Anticorpos para Hepatites A, B e C
Feito também através da coleta de sangue, o exame que identifica os anticorpos para hepatites A, B e C auxilia na tomada de decisões sobre a vacinação ou reforço das enfermidades. Ademais, ele também ajuda no tratamento de doenças que podem ser assintomáticas em alguns casos.
5. Glicemia e insulina
A diabetes infantil é uma preocupação global. Por conta disso, os testes de glicemia e insulina podem ser importantes para identificar e combater a patologia no pequeno, especialmente se há casos da doença na família.
Consulte um médico pediatra de sua confiança.
O CML está lhe esperando com o carinho e a atenção que suas crianças merecem!

Médicos

Médico, cadastre-se
agora mesmo no CML!

Logo CML
Logo HV
Logo Laboratório Paraí
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!