Notícias

Teste de DNA: para que serve e como é feito

Teste de DNA: para que serve e como é feito

O teste de DNA é feito com o objetivo de analisar o material genético da pessoa, identificando possíveis alterações no DNA e verificando a probabilidade do desenvolvimento de algumas doenças. Além disso, o teste de DNA é utilizado para confirmação ou não de paternidade, podendo ser feito com qualquer material biológico, como saliva, fios de cabelo ou saliva.
Para que serve
O exame de DNA pode identificar possíveis alterações no DNA da pessoa, podendo indicar a probabilidade do desenvolvimento de doenças e a chance de ser transmitida para as futuras gerações, além de ser útil para saber suas origens e seus ancestrais. Assim, algumas doenças que o teste de DNA pode identificar são:
📌 Vários tipos de câncer;
📌 Doenças cardíacas;
📌 Alzheimer;
📌 Diabetes tipo 1 e tipo 2;
📌 Síndrome das pernas inquietas;
📌 Intolerância à lactose;
📌 Mal de Parkinson;
📌 Lúpus.


Exame de DNA para teste de paternidade
O exame de DNA também pode ser realizado para verificar o grau de parentesco entre pai e filho. Para realizar esse teste, é preciso que seja coletada uma amostra biológica da mãe, do filho e do suposto pai.


Como é feito
O teste de DNA pode ser feito a partir de qualquer amostra biológica, como sangue, fios de cabelo, esperma ou saliva, por exemplo.
No laboratório, são realizadas análises moleculares para que possa ser analisada toda a estrutura do DNA humano e, assim, verificar possíveis alterações ou compatibilidade entre as amostras, no caso da paternidade, por exemplo.
Fonte: www.tuasaude.com


Médicos

Médico, cadastre-se
agora mesmo no CML!

Logo CML
Logo HV
Logo Laboratório Paraí
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!