Notícias

A importância de preparar-se adequadamente para um exame laboratorial.

A importância de preparar-se adequadamente para um exame laboratorial.
Recomendações importantes para seguir antes de realizar a coleta de seus exames.
Talvez você esteja cansado de ouvir ou ler sobre este assunto, mas existem situações que por mais que a tecnologia esteja avançada alguns detalhes ainda precisam ser seguidos rigorosamente para que o seu exame não sofra interferência. Não existe uma regra geral para o preparo, mas existem listas das mais diversas possíveis que são muito importantes e devem ser seguidas à risca.  Existem certas variações nos resultados laboratoriais que podem ser previstas levando-se em consideração ciclos biológicos não modificáveis. Conhecendo o ciclo desses ritmos biológicos, pode-se escolher o melhor horário ou indicar o preparo adequado para a coleta da amostra biológica, na qual, o exame de interesse esteja dentro dos parâmetros clínicos esperados. Qualquer deslize nas recomendações médicas ou laboratoriais sobre o preparo pré coleta podem alterar o seu resultado e diagnosticar problemas inexistentes, como, POR EXEMPLO:
No caso do PSA, exame que avalia a próstata do homem, a preparação inadequada pode indicar o falso diagnóstico de câncer.

O exame de urina, sem os cuidados prévios que antecedem a coleta, poderá indicar uma falsa infecção urinária.

 A ingestão de um copo de vinho ou cerveja na noite que antecede o exame poderá elevar absurdamente o seu exame de triglicerídeos.

 HEMOGRAMA: muito se fala que o hemograma não é necessário jejum para realizar a coleta. Realmente exames em caráter URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, tanto o hemograma quanto a maioria dos exames laboratoriais, nesta modalidade, o jejum é irrelevante, pois o paciente necessita de assistência médica imediata, então o profissional médico que avalia este exame sabe como manejar estes possíveis interferentes. Agora, ao realizar uma coleta a nível ambulatorial o hemograma precisa sim de jejum, e no mínimo de 4 horas.

A ingestão de alimentos gordurosos 2 a 4 horas que antecedem a coleta do hemograma elevam a dosagem de hemoglobina, e se no caso ocorrer a ingestão de bebida alcoólica somada a ingestão de alimentos gordurosos muitas vezes os equipamentos não conseguem dosar a hemoglobina e, consequentemente, todo o hemograma fica comprometido. 

Segundo a Organização Internacional de Padronização,  a FASE PRÉ ANALÍTICA, as amostras biológicas ainda não entraram no setor que fará as análises, é definida como  o processo que inicia cronologicamente com a requisição do exame fornecida pelo médico, a preparação do paciente e a entrada do mesmo no laboratório com a realização do cadastro e posterior coleta da amostra, ou seja, esta fase talvez seja nos dias atuais, a mais importante e você também faz parte deste circuito da qualidade  do exame.                                   

Diante do contexto acima fica evidente a importância de seguir orientações que antecedem a coleta de material biológico, e que, também, não seja omitido nenhuma informação durante o cadastro ou coleta do material, visto que as discrepâncias encontradas entre os resultados e a clínica ou patologia do paciente podem ser facilmente reconhecidas ao se analisar os exames e, consequentemente,  evitar a liberação de laudos sem antes realizar uma nova coleta para que realmente assegure que aquele resultado é realmente seu, mesmo que muitas vezes esteja totalmente fora da média esperada.

Então, você também precisa ter a consciência do quanto importante é a sua fase de preparação pré-coleta exame laboratorial, e que somado a sua parte e os investimentos incansáveis em metodologias e máquinas para melhorar a qualidade dos exames laboratoriais poderemos minimizar ainda mais possíveis erros ou até recoletas desnecessárias.  

É de extrema importância que você siga as orientações prestadas, para que dessa forma, possam ser minimizados tais interferentes e garantir a precisão, exatidão nos laudos e a segurança no momento da prestação da conduta médica a ser aplicada.

Em um próximo editorial publicaremos alguns cuidados que devem ser seguidos antes de alguns exames laboratoriais.


Checklist

Vamos agendar seus
exames agora mesmo?

Logo CML
Logo HV
Logo Laboratório Paraí
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!