Recomendações importantes para seguir antes de realizar a coleta de seus exames.
Talvez você esteja cansado de ouvir ou ler sobre este assunto, mas existem situações que por mais que a tecnologia esteja avançada alguns detalhes ainda precisam ser seguidos rigorosamente para que o seu exame não sofra interferência. Não existe uma regra geral para o preparo, mas existem listas das mais diversas possíveis que são muito importantes e devem ser seguidas à risca. Existem certas variações nos resultados laboratoriais que podem ser previstas levando-se em consideração ciclos biológicos não modificáveis. Conhecendo o ciclo desses ritmos biológicos, pode-se escolher o melhor horário ou indicar o preparo adequado para a coleta da amostra biológica, na qual, o exame de interesse esteja dentro dos parâmetros clínicos esperados. Qualquer deslize nas recomendações médicas ou laboratoriais sobre o preparo pré coleta podem alterar o seu resultado e diagnosticar problemas inexistentes, como, POR EXEMPLO:
No caso do PSA, exame que avalia a próstata do homem, a preparação inadequada pode indicar o falso diagnóstico de câncer.
O exame de urina, sem os cuidados prévios que antecedem a coleta, poderá indicar uma falsa infecção urinária.
A ingestão de um copo de vinho ou cerveja na noite que antecede o exame poderá elevar absurdamente o seu exame de triglicerídeos.
HEMOGRAMA: muito se fala que o hemograma não é necessário jejum para realizar a coleta. Realmente exames em caráter URGÊNCIA/EMERGÊNCIA, tanto o hemograma quanto a maioria dos exames laboratoriais, nesta modalidade, o jejum é irrelevante, pois o paciente necessita de assistência médica imediata, então o profissional médico que avalia este exame sabe como manejar estes possíveis interferentes. Agora, ao realizar uma coleta a nível ambulatorial o hemograma precisa sim de jejum, e no mínimo de 4 horas.
A ingestão de alimentos gordurosos 2 a 4 horas que antecedem a coleta do hemograma elevam a dosagem de hemoglobina, e se no caso ocorrer a ingestão de bebida alcoólica somada a ingestão de alimentos gordurosos muitas vezes os equipamentos não conseguem dosar a hemoglobina e, consequentemente, todo o hemograma fica comprometido.
Segundo a Organização Internacional de Padronização, a FASE PRÉ ANALÍTICA, as amostras biológicas ainda não entraram no setor que fará as análises, é definida como o processo que inicia cronologicamente com a requisição do exame fornecida pelo médico, a preparação do paciente e a entrada do mesmo no laboratório com a realização do cadastro e posterior coleta da amostra, ou seja, esta fase talvez seja nos dias atuais, a mais importante e você também faz parte deste circuito da qualidade do exame.
Diante do contexto acima fica evidente a importância de seguir orientações que antecedem a coleta de material biológico, e que, também, não seja omitido nenhuma informação durante o cadastro ou coleta do material, visto que as discrepâncias encontradas entre os resultados e a clínica ou patologia do paciente podem ser facilmente reconhecidas ao se analisar os exames e, consequentemente, evitar a liberação de laudos sem antes realizar uma nova coleta para que realmente assegure que aquele resultado é realmente seu, mesmo que muitas vezes esteja totalmente fora da média esperada.
Então, você também precisa ter a consciência do quanto importante é a sua fase de preparação pré-coleta exame laboratorial, e que somado a sua parte e os investimentos incansáveis em metodologias e máquinas para melhorar a qualidade dos exames laboratoriais poderemos minimizar ainda mais possíveis erros ou até recoletas desnecessárias.
É de extrema importância que você siga as orientações prestadas, para que dessa forma, possam ser minimizados tais interferentes e garantir a precisão, exatidão nos laudos e a segurança no momento da prestação da conduta médica a ser aplicada.
Em um próximo editorial publicaremos alguns cuidados que devem ser seguidos antes de alguns exames laboratoriais.