Notícias

As doenças mais comuns no frio e como evitá-las

As doenças mais comuns no frio e como evitá-las
Resfriado ComumOs sintomas mais comuns do resfriado são coriza, congestão, dor de garganta e espirros. Geralmente, eles são causados por um vírus e duram cerca de uma semana.  Apesar de ser comum no frio, os resfriados podem ocorrer várias vezes ao longo do ano, mas normalmente não resultam em sérios problemas de saúde.
Como evitar? A melhor maneira de evitar qualquer infecção é lavar as mãos regularmente, desinfetar as superfícies mais comumente tocadas, manter a boa saúde com boa alimentação, atividade física regular e sono adequado.
GripeMuitas pessoas confundem os sintomas da gripe com o resfriado. Porém, a gripe tem os sintomas muito mais fortes, além de apresentar febre, mal-estar e tosse seca. 
Como evitar? A melhor maneira de evitar a gripe é através da vacina contra ela, principalmente se você se enquadra no “grupo de risco”, que inclui idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.  Ainda que a vacina não proteja contra todos os tipos de vírus, ela pode reduzir o risco de contrair a gripe.
PneumoniaPode ser a consequência da negligência contra a gripe, pois as infecções virais reduzem a capacidade do corpo para resistir à bactéria. Os sintomas iniciais mais comuns da doença são febre e tosse.
Como evitar? Para não ter pneumonia, a principal dica é a gripe. Assim, a recomendação é a mesma da dica acima, além de não ficar perto da fumaça de cigarro. 
Sinusite - É a inflamação dos seios perinasais e pode ser um indicador de condições mais graves. Geralmente, as infecções são causadas por vírus, por isso é melhor tentar descongestionantes baseados em corticosteroides, analgésicos e anti-histamínicos.
Como evitar? Comer frutas e vegetais embalados com antioxidante em abundância, evitar o fumo e os poluentes, beber muitos líquidos. Uma dica adicional é o uso de um umidificador de ar. 
Rinite e asma brônquicaOs dois problemas podem ser causados por alergias que pioram durante um tempo mais gelado. Respirar um alérgeno como poeira geralmente desencadeia a rinite e os sintomas incluem coriza e espirros.  Já a asma brônquica é uma inflamação dos brônquios, as passagens que levam o ar para os pulmões, o que provoca tosse e falta de ar.
Como evitar? O ideal é ficar longe de fumantes e pessoas com resfriados. Além disso, coma bastante frutas e vegetais frescos e mantenha uma atividade física regular.  Você também pode usar medicamentos antialérgicos recomendados por um médico.
OtiteTambém conhecida como infecção no ouvido, mas ela é mais comum no verão. Entretanto, infecções comuns no frio como congestionamento e rinite nasal podem causar inflamações no ouvido.
Como evitar? A principal recomendação para evitar a otite é tomar cuidado com as doenças citadas acima. Deste modo, o ideal é não deixar que os sintomas da congestão nasal se estendam por um longo tempo.  Proteja os seus ouvidos contra o vento frio com a utilização de touca e capuz para prevenir infecções de ouvido.
 

 


Checklist

Vamos agendar seus
exames agora mesmo?

Logo CML
Logo HV
Logo Laboratório Paraí
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!